.










.

AMADURECER




As vezes queremos ser importantes, gostaríamos de poder conquistar tudo o que desejamos, porem ignoramos o processo natural da evolução moral. Em certos momentos se pudéssemos alcançaríamos a lua e a tomaríamos por nossa, em outros exigiríamos daqueles que estão a nossa volta compreensão incondicional as nossas opiniões e idéias. No entanto todos passamos por fases de crescimento tanto físico quanto moral, podemos exigir de uma criança discernimento do certo e errado sem que antes experimentem para que sua ação nos chame a atenção? De que serve o aprendizado senão para a conquista do crescimento. Crescer é um processo lento, obediente à lei universal, que permiti-nos escolhas certas ou não, essa é uma das grandes provas de amor do Pai Celestial que deixa-nos livre, para que possamos experimentar e adquirir conhecimento em todas as nossas escolhas. Quando algo é desejado e buscamos meios de obtê-lo é uma forma de conhecimento, por que exigirá esforço, tempo, dedicação, sabedoria e paciência. Se de tudo e através de nossos esforços não conseguirmos êxito nesta empreitada qual lição devemos ter como importante? De que não estávamos preparados? Para chegar a algum lugar é preciso saber onde deseja ir e os caminhos que o levarão ate lá. Muitas vezes na imaturidade e inexperiência das experimentações da vida, deparamos com situações complexas, quase  insolúveis. Resultado de nossas escolhas em alcançar o que ainda não estávamos devidamente preparados. Quando jovens a vida é uma eterna experiência, Percebemos isso quando a idade tenra nos é mais distantes que os pensamentos que ora se faziam tão presentes cheios de vigor e energia. O que podemos dizer então quando já a idade avançada os planos não realizam? Quem poderia afirmar que esta ou aquela resposta lhe seria mais conveniente, porém o resultado não lhe traria nenhum resultado em seu favor. O que dizer então quando amadurecidos pela jornada e trazemos larga experiência de vida e mesmo assim sentimo-nos que falta algo? Pois bem a idade é senão a soma de dias e horas em que fomos agraciados pela benção da vida, pode-se chegar ao centenário com a mesma falta de discernimento de um jovem, o que nos trás experiências são as experimentações e eventos resultantes do nosso interesse. Mas de quê adianta chegar ao centenário se pouco conseguiu descobrir de si? A humildade deveria ser matéria obrigatória, porem o Pai celestial não permiti-nos ser alvos de qualquer tipo de opressão seja conseqüência de eventos dos quais não somos causadores, livre arbítrio. Eu desejava ser grande para que pudesse alcançar as estrelas, causa da imaturidade e inexperiências de uma vida cujo os caminhos levaram-me a amargas experiências, não fui um bom filho nos meus devaneios juvenis, de todo não era uma pessoa má, apenas não conseguia expressar com clareza o que sentia, não conseguia compreender nem lidar com as amarguras de uma vida cheia de ilusões e falta de amor. Lembro-me de muitas vezes falar com o Pai Celestial, mas intimamente não estva convenciado de meus propósitos. Assim foram longos e amargos anos de minha vida, sem perceber que todas as decisões levariam a um desfecho cheio de amargas lembranças de dias de escuridão. Mas tudo nesta vida é passageiro e transitório, os eventos são apenas resultados de nossas próprias escolhas,  eu apenas vivia o que escolhia. Hoje, consegui abrir meus olhos e enxergar que,  não seria o que sou, senão tivesse errado no passado. Venho descobrindo a cada dia que nada somos senão pequenas crianças em busca de conhecimento e crescimento moral, alguns desviam-se do caminho levados por suas convicções de que suas escolhas são corretas, e de fato são mesmo que momentaniamente  repercutam negativamente com suas consequenicas. Para cada tipo de pedra, que em seu interior existe uma jóia, necessita de um lapidário diferente, não poderiamos tratar um diamante ainda bruto, sem ter por ele grande cuidado e dedicação, para que o resultado seja a exposição de sua beleza. Cada um predestina-se a um lapidário, muitos nascem cheios de luz e esperança, mas tornam-se cegos e vivem na escuridão por toda a sua vida, porém a cegueira é causa e não conseqüência, este é um dos infinitos resultados para quem  pouco se esforça em usar todas as oportunidades oferecidas na grandiosidade da reencarnação. Por isso meus bons amigos remetem-me ao passado para que nele encontre inspiração. Hoje lhes digo quando faço minhas preces compreendi que não é valoroso o que se fala, mas suas intenções. De nada serve ser o que é, se não conseguir compartilhar com os outros para que compreendam que de todas as coisas podemos retirar valiosas lições e com elas amadurecer e fortalecer nossa fé. Antes me preocupava em ser alguém na vida, numa busca insensata por coisas que trariam novos débitos. Hoje, não importaria de ser um desafortunado, mas que das minhas desventuras o resultado fosse descobrir e encontrar  a minha fé, e podendo ficar em paz. E no futuro recordar-me dos lapidários e de quanto eu consegui mudar.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim."
Francisco Cândido Xavier

texto escrtio por André Cristiano

Orientado por Miguel